7 tendências para o mercado de estética em 2020
- SPA Express
- 21 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
O instituto de pesquisa CB Insights divulgou recentemente um relatório baseado em estudos de tendência para o mercado de beleza em 2020.
Como em muitos outros setores, as novas tecnologias são a grande aposta de impacto no desenvolvimento de produtos, no relacionamento com os consumidores e na análise do mercado.
As inovações como inteligência artificial, impressão 3D, big data, blockchain já começaram a revolucionar a nossa área, mas a promessa é de que muito mais está ainda por vir.
1. Sistemas de beleza conectados
Tecnologias como inteligência artificial e big data já estão transformando os tratamentos e os cuidados com a pele a partir de soluções mais personalizadas, identificadas com a coleta de dados dos consumidores. O relatório cita como exemplo o Optune, da Shiseido, que detecta, com a ajuda de dispositivos móveis, as condições da pele dos usuários e oferece uma nova fórmula personalizada todos os dias.
2. Produtos inclusivos
Cada vez mais o mercado de estética está preocupado com a inclusão de novos públicos como o masculino e aqueles sem foco de gênero. Figuram como tendências ainda a inclusão de novos tons de pele e o surgimento de skincare para bebês e crianças.
3. Produtos mais sustentáveis e transparentes
Muitas marcas de beleza natural estão trabalhando diretamente com laboratórios, fazendas e agritechs para testar ingredientes e tecnologias naturais, de acordo com a CB Insights. Assim, é possível controlar melhor a origem dos ingredientes e probióticos para diminuir riscos e promover mais transparência com consumidores.
Isso tem sido feito, inclusive, com a ajuda da tecnologia blockchain que já é capaz de rastrear a origem da matéria prima até que ela chegue ao consumidor final, informando se em algum momento a produção utilizou mão de obra escrava ou extração inadequada.
Além disso, o mercado de beleza também tem investido pesado em iniciativas e tecnologias sustentáveis, já que as gerações Y e Z já estão liderando mudanças em hábitos de consumo. Por isso, há uma preocupação em utilizar cada dia menos plástico descartável, por exemplo, e apostar em embalagens reutilizáveis e em refis.
4. Beleza e bem-estar
Outra tendência é a associação cada dia mais próxima entre beleza e bem-estar. As startups de beauty tech já estão investindo muito em suplementos e vitaminas funcionais que auxiliam os tratamentos de beleza com perda de peso, clareamento de pele e fortalecimento de cabelos e unhas.
5. Provadores virtuais
Aplicativos de realidade aumentada também devem ser tendência para que clientes experimentem, por meio de câmeras e dispositivos, maquiagens, colorações de cabelo, etc, antes de decidirem pela compra. Além de ajudar os consumidores na escolha, esses aplicativos também têm a função de coletar dados comportamentais como tons de pele, formato do rosto, rugas, etc.
6. Mercados emergentes
Além da Coreia do Sul, países como Brasil, China, Indonésia e países nórdicos continuam com mercados de estética em ascensão, em todos esses lugares com uma pegada naturalista.
Outra tendência visível no Brasil é a incorporação e a aquisição de marcas pequenas por gigantes de beleza. E não só por marcas pequenas, na verdade. Prova disso foi a mais recente aquisição da Avon pela Natura.
7. Personalização e desmembramento de SPAs e Salões
Os serviços de estética ficam cada dia mais personalizados e com atendimentos em domicílio para cuidados pessoais, tratamentos de beleza, etc.
A tendência é que salões e SPAs sejam cada vez mais especializados e exclusivos, de acordo com a CB Insights.
O SPA Express já atua com atendimentos personalizados e em domicílio há quase 9 anos e atualmente possui duas modalidades para empreendedoras que desejam aproveitar toda essa tendência que envolve beleza, bem-estar e exclusividade para montar o seu próprio negócio.
Conheça nossa rede de franquias e também a opção Personal SPA para cidades com menos de 300 mil habitantes.
Commenti